O cão pit bull Titan enfrentou longos dias exposição ao escaldante sol e às torrenciais chuvas do mês de janeiro nas ruas de Campinas. Ele foi socorrido pela ativista Eliane, que lhe ofereceu abrigo na casa onde vive com seus pais idosos e seus dois mascotes: um cão grande da raça dobermann e uma cachorra sem raça definida de porte pequeno.
Durante 15 dias, a convivência com Titan no novo lar foi surpreendente, segundo Eliane. "Ele se mostrou um doce! Brincava, corria atrás de bolinha, pedia carinho e ignorava os outros cães, sem socializar com eles, mas também sem causar conflitos", conta. O comportamento de Titan, porém, mudou após este período. "Talvez na ânsia por definir seu território, ele passou a rosnar para o dobermann e isso nos causou um pouco de medo, pois parecia que ele queria analisar com quem poderia brigar", disse.
Eliane enfatiza que adora animais e que este sentimento é compartilhado também por todos os integrantes da família. "Ainda assim tenho que pensar na segurança dos meus pais que são idosos", reforça. Para evitar que algum acidente ocorresse, a ativista buscou ajuda com um amigo que ofereceu lar temporário em um canil, onde paga uma mensalidade. O proprietário do local, no entanto, enfatizou que o auxílio deve ser temporário, pois ele depende do espaço para outras atividades do estabelecimento.
Com a urgência de buscar um novo lar para Titan, ainda neste mês de maio, Eliane disse que pediu auxílio às ONGs de Campinas e ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mas não teve sucesso. "No CCZ foi pior, pois ao contar a história, eles recomendaram que eu procurasse um veterinário para sacrificar o Titan, pelo simples fato dele apresentar suposto desvio de conduta", relata.
A ativista, porém, ressalta que jamais acataria a sugestão descabida. Ela quer buscar uma nova família para este cachorro que, apesar de um pouco temperamental, é um excelente cão de guarda. "Creio que ele tenha que ser doado para uma pessoa que entenda sobre comportamento de cães ou que tenha condições de trabalhar sua socialização junto a um profissional adestrador. Nessas condições, tenho certeza que ele será um animal muito feliz e refletirá essa alegria aos seus tutores", declara.
Quem tiver o perfil adequado e interesse em oferecer um lar definitivo ao grande Titan, entre em contato com Eliane através dos telefones: (19) 3242-9248 / (19) 3243-8512 / (19) 9685-5057.
Foto: Eliane (Arquivo Pessoal)